Notícias Empresariais

O que você faz diante da adversidade?

Adversidade. Algo que todos passamos, senão todos os dias, quase sempre.

Adversidade. Algo que todos passamos, senão todos os dias, quase sempre. Algo comum, rotineiro. Agora, mesmo assim, como você reage?

 

Pode parecer simples, mas cada adversidade nos demonstra que necessitamos desenvolver mais ainda nossa inteligência emocional, nossa capacidade de estar preparado, maior conhecimento, planejamento, enfim, tudo para que a adversidade seja algo passageiro e não um problema que nos afete sem solução.

Extraí esta passagem do Blog do Paulo Coelho:

"Quando eu vivia num dos campos de concentração da Alemanha nazista, pude observar que alguns dos prisioneiros andavam de barraca em barraca, consolando outros, distribuindo suas últimas fatias de pão. Podem ter sido poucos, mas me ensinaram uma lição que jamais esqueci: tudo pode ser tirado de um homem, menos a última de suas liberdades – escolher de que maneira vai agir diante das circunstâncias do seu destino". Viktor E. Frankl

O que você faria numa situação extrema?

Não quero em nenhum momento comparar esta pergunta aos campos de concentração, isto é inimaginável. Quero comparar com as adversidades que podem acontecer aos profissionais.

Por exemplo: Você perdeu um prazo. E agora?

Chorar? Se desesperar? O que fazer?

Parece algo sem solução, não é mesmo? E se é sem solução, solucionado está, não é mesmo?

Que tal analisar que tipo de prazo foi perdido? Não vai ser possível um recurso adesivo? O valor era considerável?

Em bom português: Administrar o risco.

O que foi feito de errado aconteceu, temos que ver como corrigir o que foi feito de errado, planejar e executar para que não haja mais erros e bola pra frente. Não podemos perder tempo com os erros mais que o necessário. É dos acertos que temos o nosso sucesso.

E afinal, o que você faz diante da adversidade? Se cala? Luta? Chora?

Suas reações serão as mudanças que farão a sua vida.

Pense nisto!

Compartilhar

× Como posso te ajudar?